Um bonsai não nasce pronto. Pra se tornar um é necessário muito tempo, esforço e dedicação.

Apesar de não ter, amo essas pequenas grandes obras de arte. Iniciei o meu primeiro projeto comprando uma mudinha de jabuticabeira, mas a voz da experiência da minha mãe me alertou que na verdade se tratava de uma pitangueira, ou seja, esse projeto já nasceu com um enorme ponto de interrogação. Eu queria uma jabuticabeira, e agora, o que fazer? Jogá-lo no lixo? Deixar crescer normalmente sem os cuidados que ele deveria ter? Fazer uma doação? Ou aceitar que uma pitangueira também pode ser um lindo bonsai?… até agora vou ficando com a última opção.

bonsssssa

Na palavra de Deus, em Jeremias, capitulo 18, versículos 1 a 4,  o Senhor disse o seguinte a Jeremias:

O Senhor Deus me disse: Desça até a casa onde fazem potes de barro, e lá eu lhe darei a minha mensagem. Então eu fui e encontrei o oleiro trabalhando com o barro sobre a roda de madeira. Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria.

Jeremias era um profeta. Deus o escolheu para o ministério ainda muito jovem, viveu toda sua vida solitário, pois suas palavras eram de alerta, palavras muitas vezes consideradas duras.  Levava ao povo uma mensagem de arrependimento e amor, mas eles tinham um coração endurecido e a grande maioria se voltava contra ele. O texto acima é maravilhoso. Olhando essas lindas arvorezinhas me pergunto: E se o Senhor tivesse dito à Jeremias ir à um ateliê de um artesão que trabalhasse com Bonsais, como seria a percepção dele sobre o que o Senhor queria lhe mostrar? Acredito que seria praticamente a mesma…

  • Nem toda árvore é indicada a ser um Bonsai.

    • Todas são árvores, mas as mais rígidas jamais poderão ser um perfeito exemplar. As mais belas são aquelas que possuem maleabilidade nos seus galhos… eles serão amarrados com arames, colocados numa posição que agrade ao conceito definido pelo artesão, para que ele cresça e vá tomando aquela forma antes definida.
    • As que possuem raízes fracas também jamais serão se tornarão Bonsais. A raiz é um dos mais importantes itens para se trabalhar em um bonsai. É imprescindível que ela seja forte e que cresça com facilidade pois serão sempre podadas até permanecerem apenas algumas fortes o bastante para sustentar um belo exemplar por muitos e muitos anos.
    • O Bonsai terá a forma que seu artesão definiu para ele. Isso pode levar muitos anos, até décadas, mas ele ira trabalhar para que chegue no resultado que ele conseguiu visualizar quando ainda era uma pequena muda sem forma e frágil. Se por um motivo ou outro no meio do processo ele perceber que um determinado galho não está tomando o aspecto desejado possivelmente ele fará novamente o encapsulamento em amarrações com ferro e o tensionará até o limite que aquele galho poderá suportar. Mas o projeto será realizado.
    • Há de se ter cuidado com a água, com o sol, com a adubação, e com as pragas. Não é um projeto para um dia, é um projeto para toda uma vida.

Exatamente assim somos nós nas mãos do Senhor. Quando nos projetou, Ele nos viu não como éramos, mas como o que poderíamos ser se permitíssemos ser cuidados por Ele. Ele desenhou o mais lindo projeto para cada um de nós, mas infelizmente o “livre arbítrio” nos fez tomar formas diferentes das originais. Quando passamos por situações que ao nosso entendimento não deveríamos passar é apenas Suas mãos amarrando um ou outro galho com maior pressão do que o normal… tentando nos puxar para o lugar onde deveríamos estar.

bonsais 3

O Livre arbítrio que o Senhor nos deu, já responde a qualquer questionamento sobre “destino traçado”, ou “fantoches nas mãos de Deus”. Se assim fosse, não teríamos o poder de decisão sobre nada em nossas vidas. Teríamos vidas perfeitas. O paraíso terreno.

O objetivo da nossa caminhada é nos tornarmos o mais próximo possível do projeto que o Senhor escreveu pra mim e pra você. Muitas vezes pensamos que fracassamos, que não há mais nenhuma possibilidade de que o que restou de nós seja reaproveitado. Mas como no texto de Jeremias… Mesmo o barro endurecido, quebrado, apenas os cacos, podem ser moídos novamente, acrescentar-lhe um pouco de água, que é o Espírito Santo, voltar para a roda, e novamente, nas mãos do oleiro, ser criado um novo vaso.

Claro que esse processo dói pra caramba!!! Mas podemos sim voltar a ser vaso, podemos sim apesar de tudo, sermos um lindo bonsai, com características únicas nas mãos do Criador.

E as cicatrizes? E aquele galho que não se deixou moldar e acabou se quebrando? E aquele pequeno caco que após o barro moído ainda ficou aparente no vaso? Há… certamente Ele é poderoso o suficiente para tornar esses detalhes em uma obra perfeita.

World Bonsai Convention 2009

Beijos no coração e um feriado abençoado!