DSC_3048 editada
Foto: Arquivo Pessoal E.A.S.S.

Como foi sonhada, desejada… em meu coração ela já existia à algum tempo, e justamente esse tempo foi quem deu o grito me alertando que não havia mais razão para esperas. Era o momento dela vir ao mundo, se materializar. Sem saber exatamente como seria minha rotina após sua chegada, me rendi à esse desejo tão profundo e verdadeiro.

Valentina“, guerreira, cheia de saúde… o significado do seu nome já dizia exatamente o que ela seria…  as evidências logo comprovaram isso. Escolhemos esse nome porque nós duas lutamos durante os 9 meses com um mioma que teimava em tomar o seu lugar em meu útero. Travamos uma grande batalha, mas com fé em Deus nós vencemos.

Às 19:00h do dia 26 de Junho de 2014, elas nasceu. Linda, formosa, com 4,180kg, 52cm e chamando a atenção de todos na maternidade. Mais tarde contarei aqui o milagre que ela recebeu após os médicos constatarem algumas anomalias cardíacas.

O tempo foi passando e minha vida, numa velocidade assustadora, foi virando de ponta cabeça!  Ela chegou como um furacão,  revirando tudo. Fazendo tudo novo. Reescrevendo minha história e mudando completamente minhas prioridades. Sei que o primeiro filho normalmente tem esse dom, mas no meu caso me fez mudar de emprego, de cidade, até mesmo de peso… (risos). Depois da tempestade tudo foi se ajeitando, dia após dia as coisas foram se reencaixando e quando percebi, estava tudo no lugar certo. Nada poderia ter sido diferente.

“Mamãe eu te amo deeeeesse tantão!” abrindo bem os braços, é a frase que ela mais gosta de usar pra me ver cair aos seus pés e beijar cada pedacinho do seu corpo.  Nesse momento o cansaço, as angústias e necessidade simplesmente evaporam e o coração é inflado com algo inexplicável que recarrega minhas energias e me impulsiona nos momentos mais difíceis.

Atualmente o exercício da maternidade está muito complexo. Sabemos que é impossível proteger nossos filhos das mazelas que nos rodeiam. O que cabe a nós é educá-los sem nunca desanimar, principalmente com o exemplo diário.  E acima de tudo amá-los, amá-los muito, sem reservas. É incrível como essa turminha aprende rápido. Já percebi que um dos meus desafios é que ela continue sendo criança pelo maior período possível, que viva cada etapa da sua vida, sem pular fases, pois algumas vezes, infelizmente, vejo uma pequena adulta em minha frente. Minha espinha gela e me faz pensar onde estou falhando.

Acredito que esse aprendizado mútuo continuará para sempre, pois diariamente ela me surpreende com algo novo e ela é capaz de me desestruturar completamente para que novos conceitos façam parte das minhas verdades.

Essa linda jornada já dura mais de três anos e a paisagem nunca se repete. A cada amanhecer sei que terei surpresas, sei que em algum momento do dia terei aquela sensação de taquicardia por pensamentos idiotas que passam pela minha cabeça(e acredito que de todas as mães do mundo) pelo que pode acontecer a ela ou por lindas surpresas que ela me trás através de seus aprendizados ou daquela doçura imensurável.

Bom… e quanto à foto no título deste post, foi a primeira imagem que tive da minha Valentina. Foi o exato momento em que descobri que dali em diante minha vida seria outra, eu seria outra.